O Decreto nº. 26.287 de 10 de agosto de 1978, definiu como símbolos da Polícia civil, o brasão, o selo e a insígnia; indicando os modelos e a descrição respectiva. Os referidos símbolos, embora criados tendo como referência as atribuições da Secretaria da Segurança Pública, foram especificamente adotados como símbolos da
POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DA BAHIA.
BRASÃO - Escudo-Azul, uma cruz pátea de prata, de pé aguçado, cheia do primeiro, acompanhada de duas torres de prata, lavrada e aberta de preto; bordadura dentada, do mesmo metal.
SELO - Com tamanho menor que o brasão, será adequado ao fim a que se destina.
INSÍGNIA - Estrela de cinco pontas, de prata, Suportes; dói ramos de carvalho, com folhas e frutos, de prata.
Descrição: A cruz pátea de prata, de pé aguçado, simboliza a Bahia, aludindo à figura da Ordem de Cristo que ostentavam as Caravelas do Descobrimento, ao marco de fé que foi firmado no Brasil para a 1ª. Missa e a Catequese - eventos destacados na formação da nacionalidade, implantados no território baiano. Determina sua estilização em prata, por diferença, a significação da integridade, da equidade e da vitória sem sangue.
As torres e a bordadura, de prata, destacam as atribuições da Secretaria da Segurança Pública. A bordadura, por sua construção dentada, dá um fecho de proteção às figuras inscritas no escudo e retrata as Ameias fortificadas do castelo - símbolo heráldico da segurança adequado à Entidade. As torres, como peça do tabuleiro, complementam a representação associando a segurança a uma idéia da polícia, objetivos principais da Secretaria.
A estrela adotada como insígnia, é símbolo de Estado, cuja representação consta no Pavilhão Nacional. Os ramos de carvalho assumidos como suportes, são indicadores da atividade policial inerente à Secretaria.
FONTE: Polícia Civil da Bahia