Em 26 de novembro
de 2013 a cidade sofreu alagamentos devido às intensas chuvas que elevaram o nível do mar no Canal Salgado e do rio do Engenho. Além da precária infra-estrutura urbana que também contribuiu.
Uma equipe do governo esteve na cidade para avaliar a situação. Visitou vários pontos, fez um diagnóstico completo e um relatório indicando os riscos e as intervenções que necessitariam ser realizadas para evitar outros desastres.
No entanto, em 18 de dezembro de 2014, Taperoá viveu a triste experiência de ter diversas ruas e bairros totalmente alagados. Muitas família foram desalojadas. Parece que 2013 foi apenas um treinamento diante do novo alagamento que aconteceu.
Evento semelhante só tinha ocorrido a mais de 50 anos atrás, segundo moradores mais antigos. Onde a infra-estrutura e conhecimentos técnicos eram bem inferiores aos atuais.
Estes desastres incluíram Taperoá no rol dos 957 municípios brasileiros monitorados pelo CEMADEN - O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, do Governo Federal.
Clique na imagem e conheça os municípios que correm riscos de desastres naturais, segundo o Plano Nacional de Gestão de Riscos e Respostas a Desastres, do CEMADEN.
Você pode obter mais informações meteorelógicas através dos nove radares instalados pelo país. Acesse aqui: RADARES DO BRASIL
TAPEROÁ EM DESTAQUE
FONTE: CEMADEN