SITE EM CONSTRUÇÃO... SEJA UM COLUNISTA.

sexta-feira, 25 de setembro de 2020

DADOS DO ELEITORADO TAPEROENSE


Os bancos de dados do TSE e do TRE-BA disponibilizam ao público informações sobre o eleitorado de todos os municípios baianos. Já o IBGE e o TCM disponibilizam dados diversos.
Com base nestes dados, podemos fazer uma fotografia mais precisa sobre a nossa cidade, em termos de quantitativos.

Considerando o importante período em que vivemos das Eleições 2020, elaboramos alguns gráficos que podem nortear candidatos e eleitores. 
De um lado os candidatos podem organizar melhor a apresentação de suas propostas levando em consideração a composição de seu eleitorado. Do outro, o cidadão pode perceber com mais clareza a importância em escolher seus candidatos não apenas do ponto de vista pessoal, mas levando em conta o coletivo.

Conhecer o número de habitantes, eleitores, filiados em partidos políticos, sexo, idade, instrução e etc, pode nos ajudar a pensar na Cidade de maneira mais ampla e consciente.
Parafraseando o Ministro do STF, Gilmar Mendes, Presidente do TSE: "(...)eleitores bem informados elegerão bons prefeitos e vereadores nas próximas Eleições".

VAMOS AOS NÚMEROS, ENTÃO?



O IBGE estima que em 2020 somos 21.253 habitantes. O TSE, por sua vez, informa que Taperoá tem 14.058 eleitores. Ou seja, 66% da população está apta a votar e decidirá por si e pelos demais 34% de pessoas que não votam. É muita responsabilidade!


FILIAÇÃO PARTIDÁRIA 


Também consta que 1.497 eleitores taperoenses se filiaram aos 26 partidos presentes no Município. E isto nos aponta para o outro extremo: 12.4561 eleitores são de cidadãos sem filiação partidária.   


UM PEQUENO COMPARATIVO COM CIDADES VIZINHAS


Veja os dados dos municípios de Valença (6.033), Ituberá (2.262), Taperoá (1.497) Cairu (1.632) e Nilo Peçanha (912).  A parcela dos eleitores que se interessam em filiar-se aos partidos políticos ainda é pequena na nossa região.


Veja agora o gráfico quanto à idade do eleitorado de Taperoá. 


Vemos que cerca de 9% tem entre 16 a 20 anos e certamente vai estar dando seu primeiro voto.


Aqui vemos mais detalhado o quantitativo por idade e sexo

Daí concluímos que, como em grande parte do país, Taperoá tem maioria feminina votando. São 7.186 mulheres (51%), 6.872 homens (49%).



Em 2020 o número de eleitores não alfabetizados é de 1.573 (11%) e o de alfabetizados 12.485 (89%).  
Vale observar que de 2016 para cá a taxa de analfabetismo entre os eleitores caiu 4%. 



Compare que a taxa diminuiu.
Em 2016

  CONCLUINDO

Em pesquisa junto ao site do TCM podemos ter quantitativos exatos de pessoal empregado. No entanto apenas do funcionalismo público*. Os três órgãos públicos locais formam 6% do eleitorado taperoense em outubro de 2020. 

Para finalizar, estamos em uma democracia e o voto é uma conquista do povo. Por isto é preciso votar com critério e responsabilidade. E, assim como o eleitor precisa conhecer o candidato, suas idéias e pensar na coletividade, o candidato também precisa conhecer os diversos setores do Município que se propõe administrar. Afinal o Município é feito de pessoas. Pessoas que precisam de saúde, educação, trabalho, moradia, saneamento, segurança, lazer e respeito.

Boas Eleições!
Profª Bárbara Guedes
___________________
* (PMT, CM e SAAE)

(Matéria extraída do Jornal Palavra de Vida, de  16/09/2016 e atualizada com dados de 2020)